A escola tem sua origem remota no pedido do CIESP de Piracicaba, de novembro de 1969, que requisitou ao Departamento Regional do SENAI a instalação de mais uma unidade na região, no bairro de Vila Rezende, para atender ao desenvolvimento industrial. Naquele momento, a demanda da formação profissional não justificava uma nova unidade.

Em 1973, a prefeitura de Piracicaba pleiteou à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da USP, a doação de terreno, destinado a abrigar a unidade escolar do SENAI com cursos de solda e caldeiraria. As negociações demoraram e o Estado só efetuou a doação cinco anos depois. No ano seguinte, uma lei municipal (Lei nº 2.359, de 27 de junho de 1979) autorizou a doação de duas áreas de terreno ao SENAI, com 14.514,50m² e 3.287,25m². Finalmente, com a conclusão das obras e pavimentação das vias de acesso, a Unidade II da Escola SENAI “Mário Dedini” iniciou atividades em 2 de agosto de 1982 com cursos de Aprendizagem Industrial para as ocupações de Caldeireiro, Marceneiro e Modelador Industrial, além de treinamentos para a ocupação de Soldador — o prédio foi inaugurado em 30 de maio de 1986.

Em 1997, em plena sintonia com o CIESP, e reconhecendo o desenvolvimento industrial da região, o Departamento Regional do SENAI promoveu a reforma das instalações da Escola SENAI “Mário Dedini” – Unidade II, e ampliou a oferta de formação profissional, passando a oferecer, também, nessa extensão da Escola SENAI “Mário Dedini”, cursos de Aprendizagem Industrial para as ocupações de Eletricista de Manutenção e Mecânico Automobilístico.

A Escola SENAI “Mário Dedini” Unidade II recebeu nova denominação Escola SENAI ”Mário Henrique Simonsen” em 17 de março de 1998.

A partir de janeiro 2000, com a rápida retomada da indústria e a crescente demanda por formação profissional nas diversas ocupações, o Departamento Regional do SENAI, autorizou a implantação dos cursos normalizados, então chamados, na unidade, de Profissões 2000, em todas as ocupações oferecidas (Caldeireiro, Marceneiro, Modelador Industrial, Soldador, Eletricista de Manutenção e Mecânico Automobilístico).

A Escola SENAI “Mário Henrique Simonsen” tornou-se unidade escolar administrativamente independente da Escola SENAI “Mário Dedini”, a partir de 13 de agosto de 2001.

Em 2003, mais uma vez em sintonia com o desenvolvimento industrial da região, o Departamento Regional do SENAI, promoveu a atualização tecnológica da área de Caldeiraria e Soldagem investindo, para tanto, significativo montante de recursos para a atualização de equipamentos e instalações das oficinas e laboratórios da unidade, além da adequação dos recursos didáticos e da ampliação da quantidade e preparação dos recursos humanos.

O Departamento Regional do SENAI de São Paulo, acompanhando as articulações para a globalização da economia e as consequentes exigências quanto à qualidade dos produtos e serviços, e percebendo o potencial de desenvolvimento dos diversos polos industriais do estado, se empenhando na obtenção da certificação da qualidade ISO 9001/2000, de todas as unidades escolares.                                                         

A Escola SENAI “Mário Henrique Simonsen” também sintonizada com a percepção do Departamento Regional e a potencialidade da região em participar do intercâmbio comercial, tecnológico e cultural que começa a se efetivar através do Mercosul, se empenhou e, em 20 de outubro de 2003, obteve a certificação ISO 9001/2000.

Conforme resolução RE-24/06 de 17/08/2006, passou a ser mantido nesta escola o Curso Técnico em Metalurgia em oferta conjunta com a Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”.

Em junho de 2007, foi implantada a primeira turma do Curso de Aprendizagem Industrial na ocupação de Caldeireiro, estruturada com base em competência.

Conforme comunicado CO-66/08 de 14/10/2008, passou a ser mantido regularmente nesta escola, o Curso Técnico em Eletroeletrônica, a partir de janeiro de 2009.

A partir de Janeiro de 2010, com o advento dos Itinerários Formativos, a escola passa a ofertar na modalidade de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no balcão da escola, cursos nas áreas de Automobilística, Eletroeletrônica, Logística, Madeira e Mobiliário e Metalurgia.